Euclides da Cunha aprova dia e semana em homenagem ao ciclismo

De autoria da vereadora Professora Norma (PDT), o projeto, que foi aprovado pelos 15 vereadores da cidade, prevê, ainda, que o domingo dessa semana comemorativa passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município como o Dia do Passeio Ciclístico Municipal.
Associação estima um crescimento de 80% entre 2017 e 2023. Foto: Josevaldo Campos/RF

Um Projeto de Lei aprovado nesta segunda-feira (11/dezembro) pela Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha institui a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo, a ser celebrada sempre na primeira quinzena do mês dezembro.

De autoria da vereadora Professora Norma (PDT), o projeto, que foi aprovado pelos 15 vereadores da cidade, prevê, ainda, que o domingo dessa semana comemorativa passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município como o Dia do Passeio Ciclístico Municipal. “O ciclismo tem a capacidade de integrar comunidades, integrar pessoas e, principalmente, é um transporte sustentável. O meu movimento é para beneficiar a todos aqueles que praticam o ciclismo e o ecoturismo em Euclides da Cunha”, explicou a vereadora durante a sessão.

“O ciclismo tem a capacidade de integrar comunidades, integrar pessoas e, principalmente, é um transporte sustentável. Foto: Print vídeo

Segundo o texto do projeto, a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo tem como objetivo promover debates e reflexões sobre mobilidade sustentável, segurança de ciclistas, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e para a prática esportiva e mostrar as contribuições à saúde pública, dentre outras ações.

A prática do ciclismo em Euclides da Cunha tem crescido bastante. Nos últimos anos, de 2017 a 2023, a Associação de Ciclismo Euclides Pedalando (ACEP) estima um crescimento de 80%.  Além dos ciclistas que pedalam por lazer ou atividade física, o município é terra de campeões, atletas que competem de forma profissional, como é o caso do euclidense Daniel Oliveira da Silva, o Ligeirinho, Campeão Baiano em 2017 e 2021, em duas categorias distintas.

Votação contou com a presença de diversos ciclistas da cidade. Foto: Josevaldo Campos/RF

Durante a votação do projeto, o plenário da Casa contou com a presença de diversos ciclistas da cidade, que vibraram com a aprovação. O projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal.

Gostou desse conteúdo? Então, aqui vai uma dica: segue @retratosefatosoficial lá no Insta. É rapidinho e é grátis.

Compartilhe