Licuri Bike Tour: preservação do meio ambiente foi destaque em evento ciclístico em Euclides da Cunha

O percurso de 25 quilômetros pela zona rural da cidade promoveu aos participantes o contato direto com uma natureza exuberante e paisagens memoráveis. De cortesia, várias araras-azuis-de-lear marcaram presença na trilha.
Pedal tinha também como objetivo inserir os ciclistas na área de convivência e alimentação da arara-azul-de-lear. Foto: Ivan Carlos SC

Ciclistas da região estiveram na manhã deste domingo (05/maio) em Euclides da Cunha para participar do Licuri Bike Tour, evento de ciclismo socioambiental organizado pela Associação de Ciclismo na Proteção e Defesa da Arara de Lear (ACPEDAL).

A proposta era homenagear a passagem do Dia Nacional da Caatinga e chamar a atenção a respeito da importância da preservação ambiental. Foto: Ivan Carlos SC

A proposta era homenagear a passagem do Dia Nacional da Caatinga, realizado em 28 de abril, destacar a importância da preservação do meio ambiente e da prática esportiva saudável e inserir os ciclistas na área de convivência e alimentação da arara-azul-de-lear.

O percurso de 25 quilômetros pela zona rural da cidade promoveu aos participantes o contato direto com uma natureza exuberante e paisagens memoráveis. Foto: Josevaldo Campos/RF

O percurso de 25 quilômetros pela zona rural da cidade promoveu aos participantes o contato direto com uma natureza exuberante e paisagens memoráveis. De cortesia, várias araras-azuis-de-lear marcaram presença na trilha, que passou pelas localidades dos Coentros, Baixas, Araçás e Lagoa da Vaca, finalizando no Cumbe de Cima. Ciclistas de Tucano, Monte Santo, Quijingue, Uauá e Canudos também estiveram no evento.

Na trilha também teve música, resenha e muita animação. Foto: Ivan Carlos SC

Na trilha também teve música, resenha e muita animação. A parada para hidratação foi regada a forró e doces de licuri e, para quem estava muito bem das pernas, muita dança, uma festa em meio à natureza. O pedal também proporcionou interação com as comunidades locais. Por onde passagem, os ciclistas despertavam a curiosidade de todos, uma demonstração de como o esporte pode, também, aproximar as pessoas.

O café da manhã foi recheado com música e apresentações culturais. Foto: Ivan Carlos SC

Durante o café da manhã, música ao vivo com os euclidenses Jarbas Nogueira e Cinquentinha e apresentação cultural dos indígenas da Aldeia Massacará, além de exposição sobre a arara do sertão e o licuri, alimento principal da ave.

Apresentação dos indígenas kaimbé, da Aldeia Massacará, em Euclides da Cunha. Foto: Ivan Carlos SC

“É motivo de grande orgulho e satisfação recebê-los aqui nesse momento para que possamos desfrutar das trilhas maravilhosas que têm aqui em Euclides da Cunha e apreciar as belezas naturais da nossa caatinga”, disse Edvânio Pereira, presidente da ACPEDAL.

“É motivo de grande orgulho e satisfação recebê-los aqui nesse momento para que possamos desfrutar das trilhas maravilhosas que têm aqui em Euclides da Cunha”, disse o presidente da associação responsável pela organização do evento. Foto: Josevaldo Campos/RF

Além de ciclistas de diversas idades, o Licuri Bike Tour contou com a presença de representantes do Ministério Público, Governo do Estado, Polícia Militar, vereadores e outras autoridades do município.

Além de Euclides da Cunha, ciclistas de Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos também estiveram no evento. Foto: Ivan Carlos SC

Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outros assuntos: @retratosefatosoficial

 

Compartilhe