Durante a abertura oficial da Jornada Pedagógica de Tucano, realizada na noite desta sexta-feira (07), professores do município promoveram uma manifestação para reivindicar um reajuste salarial de 10%. No momento em que o prefeito Ricardo Maia Filho (PSD) discursava, os manifestantes levantaram placas com a mensagem: “Reajuste de 10% é possível, prefeito!”.
A manifestação foi organizada pelo SINDSMUT (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano), que informou ao site Retratos e Fatos que a mobilização ocorreu, entre outros motivos, devido à falta de diálogo do gestor municipal com o sindicato para tratar do reajuste salarial de 2025 e outras demandas.
Segundo o sindicato, a estimativa é que o município de Tucano receba cerca de R$129 milhões do Governo Federal em repasses para a educação em 2025, quase R$30 milhões a mais que no ano anterior. “Portanto, a gestão municipal pode conceder o reajuste solicitado pela categoria. Infelizmente não foi o que aconteceu. O prefeito anunciou um reajuste de 6,64%, sem ao menos um diálogo com a categoria e o sindicato que a representa”, disse o SINDSMUT, em nota.
Surpreendido pela manifestação em meio ao seu discurso, o prefeito precisou readequar sua fala de improviso e pediu palmas para a categoria presente no evento.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial