Parece, finalmente, ter chegado ao fim as dúvidas que pairavam sobre a realização ou não da tradicional Festa de São Sebastião, em Quijingue. Nesta segunda-feira (20), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, determinaram a manutenção da festividade. A medida atende a um pedido da prefeitura para suspender decisão da Justiça local.
Na decisão, a magistrada entendeu que a suspensão do evento tão próximo de seu início, após a realização de gastos com estrutura e contratações, causaria prejuízos significativos ao município, além de destacar a importância da manutenção da festa cultural e tradicional, impulsionando, ainda, a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, artistas e prestadores de serviços.
O conselheiro do TCM defendeu a manutenção da festa e aceitou as justificativas do município. “O atual prefeito reconheceu o ‘estado de desordem administrativa’ encontrado na prefeitura e a consequente dificuldade em realizar um planejamento adequado”, disse na decisão.
Mário Negromonte determinou, no entanto, que o prefeito apresente ao TCM, no prazo de 20 dias, cópias integrais de todos os processos de licitação relacionados aos festejos. Nas redes sociais, o prefeito Romerinho (AVANTE) comemorou a decisão e disse que São Sebastião interviu na “consciência da Justiça”.
Confira abaixo as atrações da festa:
21 janeiro (terça-feira)
Dinho e Léo
Del Led
Solange Almeida
Tayrone
22 janeiro (quarta-feira)
Hilário Show
Devinho Novais
Acácio
Toque Dez
Zezinho da Ema