Na quinta-feira, 05 de dezembro, Andorinha, município localizado no centro-norte da Bahia, viveu uma noite especial e repleta de homenagens com o lançamento do livro Cidade da Gente. A obra, escrita por José Laelson Antunes e publicada pela Editora Didáticos, é um marco na preservação da memória local, abordando aspectos da história, geografia, meio ambiente, poder e cidadania. O evento aconteceu no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral (CECTIA) e reuniu autoridades, convidados e a comunidade escolar.
Com foco no resgate das raízes históricas e geográficas de Andorinha, o livro promete enriquecer o aprendizado dos estudantes da rede pública municipal de ensino. A obra oferece conteúdo relevante sobre diversos temas, incentivando o conhecimento e fortalecendo a valorização das riquezas culturais e naturais do município.
Durante a cerimônia, o prefeito Renato Brandão (Renatinho) fez questão de mencionar e referenciar as personalidades da cidade ali presentes, e destacou a importância de cada cidadão conhecer a história de seu município. “Eu fico aqui, como prefeito, com a sensação de dever cumprido, e uma das coisas que ficaram marcadas e que vai valer a pena é esse trabalho. Eu consigo deixar essa semente plantada, que é o livro com a história de Andorinha“, disse. Ele também ressaltou que a publicação do livro Cidade da Gente é mais um passo na valorização da identidade e educação andorinhense, parabenizou e agradeceu o empenho incansável do autor.
Essa não é a primeira vez que o prefeito deixa evidente o compromisso com a educação da cidade. Ao longo dos dois mandatos à frente da prefeitura, ele conseguiu conquistas e avanços importantes para a área. Dentre as principais ações realizadas destaca-se a climatização das escolas, a construção de dois ginásios de esportes nos distritos de Sítio do Açude e Morro Branco (com recursos próprios), implantação do ensino integral, aquisição de um parque de energia solar, criação do Centro de Avaliação de Atendimento Especializado (para atender alunos especiais), abertura de salas multifuncionais, implantação de cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, abertura de duas casas de apoio ao estudante (Salvador e Petrolina) e construção de uma escola com laboratórios e quadra coberta. A lista é bem maior.
Na ocasião, o prefeito manifestou votos de sucesso ao novo prefeito eleito, apesar de não ter sido seu candidato nas últimas eleições, e desejou bom trabalho à nova equipe que assumirá a partir de janeiro de 2025. Em um gesto de respeito democrático, ele destacou a importância da união de todos em prol da continuidade do desenvolvimento do município.
O evento de lançamento contou também com apresentações culturais e uma sessão de autógrafos com o autor. A obra será distribuída gratuitamente nas escolas da rede pública municipal a partir do próximo ano. Com o lançamento de Cidade da Gente, Andorinha reafirma seu compromisso com a educação, a cultura e a preservação de sua memória, investindo no presente para construir um futuro ainda mais promissor.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial