Em meio a centenas de mulheres correndo e caminhando, nós encontramos, no final do percurso de cinco quilômetros, Ju Lima, Noeci Ribeiro e Mary Almeida. Elas estavam animadas e dispostas, com a mesma energia positiva e contagiante do início do evento. A receita? Mary explica a seguir.
“É um evento muito bonito, essencial para a gente, nossa saúde, para a gente ter um alerta, se tocar, para a gente entender e até ter contato com pessoas que estão passando por essa situação. A corrida a cada ano se supera, cada ano é mais maravilhosa e estou sempre participando”.
É sobre a “Corrida Outubro Rosa – Quem Corre São Elas” que Mary se refere. A sexta edição do evento aconteceu na manhã deste domingo (08/outubro) e reuniu mulheres e homens, de todas as idades, para correr, caminhar e apoiar a iniciativa. Além de incentivar a prática de esportes e promover momentos de interação, a corrida chama a atenção sobre a importância de se lutar contra o câncer de mama, a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Durante o momento de confraternização, mulheres que passaram pela experiência da descoberta e tratamento do câncer relataram suas histórias de luta e vitória, um incentivo valoroso para as demais presentes, principalmente sobre a necessidade do toque, medida preventiva importante.
“É muito importante para todas nós mulheres, um alerta para nos cuidarmos, nos prevenirmos, porque a doença está aí. Só depende da gente correr atrás, descobrir o mais cedo possível, e correr é vida, correr é saúde, é tudo. Eu amo correr, adoro participar, é uma forma de incentivar as meninas. É um trabalho muito bonito, estão de parabéns”, afirma Noeci Ribeiro, presente em todas as edições.
No espaço onde foi realizado o café da manhã, atrativos não faltavam: aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, mostra e comercialização de produtos para a saúde, exame de vista, sorteio de brindes, além de pipoca, algodão doce e muitos brinquedos para a garotada. “A Corrida Outubro Rosa é top. Todos os anos eu participo, gosto muito, as meninas estão de parabéns, tudo bem organizado”, diz Ju Lima.
Por trás da iniciativa estão as amigas Claudia Azevedo, Débora Brito e Edlaine Carvalho. É graças ao esforço delas que, ano após ano, a corrida cresce e impacta cada vez mais mulheres. Além de cuidar de toda a parte organizacional, elas ainda encontram disposição para correr. Segundo elas, a energia é tão boa durante a concentração e percurso que não dá para ficar de fora. Quem corre são elas!
Retratos e Fatos preparou um um vídeo com os melhores momento da Corrida Outubro Rosa para você curtir ainda mais. É só apertar o play e boa corrida!
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outros assuntos: @retratosefatosoficial
MAIS FOTOS