No sacerdócio há 18 anos, o Padre Charles Santana Bastos, da Paróquia de Euclides da Cunha, muito conhecido e querido na cidade por ter uma postura mais moderna e menos conservadora, defendeu nesta quarta-feira (07/dezembro) que a igreja católica deveria ter um representante na Câmara Municipal de Vereadores.
Ele participava de uma entrevista no programa Café com Ideias, na rádio Euclides da Cunha FM, quando foi questionado pelo apresentador, Rubenilson Campos, se a política e a religião poderiam andar juntas. “Fé e política devem andar juntas. Infelizmente, o nosso povo católico não está preparado para isso. Se nós estivéssemos preparados, a gente podia pegar […] e dizer assim, ‘olha, esse daqui é o nosso representante, candidato a vereador, que vai estar lá em nome da nossa igreja’. Infelizmente não somos maduros para isso”, declarou.
Como sempre faz em todas as cidades por onde passa, em 2020, durante as eleições municipais, o padre convidou todos os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Euclides da Cunha para uma missa na igreja matriz. “Eu fiz questão de abraçá-los, tirarmos uma foto juntos e dei uma imagem de São Francisco de Assis pedindo a paz durante a campanha. Infelizmente, alguns aderiram e outros só insultos e mais insultos, mas a minha parte eu sempre fiz”, explica.
Para ele, nem mesmo as pessoas com mais formação estão preparadas, e afirma que nunca tendenciou para um lado político no município. “Não sei se perceberam, alguns doentes não percebem, politicamente, mas eu nunca tendenciei, nem para um lado, nem para o outro. É claro que quem está ali no poder, no momento, a gente tem uma certa amizade”.
Segundo ele, algumas pessoas chegaram a comentar, na época da eleição, que ele saía de madrugada para pedir voto para Luciano (atual prefeito, reeleito em 2020) e que a Casa Paroquial era sustentada pela prefeitura, dentre muitas outras mentiras. “Aqui em Euclides, infelizmente, têm alguns doentes que não entendem isso e aí começam a colocar o nome do padre. Mas isso não me abala porque eu tenho a minha consciência, eu sei daquilo que estou fazendo aqui, mas eu rezo por todos”, afirma.
Gostou desse conteúdo? Então clique ao lado @retratosefatosoficial e nos siga no Instagram.