O município de Tucano passará a realizar a partir deste sábado (27/agosto) cirurgias eletivas (baixa complexidade) no Hospital Municipal Mariana Penedo. O procedimento será possível graças à inauguração de um novo centro cirúrgico na unidade.
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o novo espaço contará com duas salas cirúrgicas contendo 11 leitos para recuperação. Destes, três serão destinados para pós-anestésica (RPA), cinco para parto e pós-parto (PPP) e os outros três para recuperação pós-cirúrgico.
Embora a inauguração oficial vá ocorrer no dia 27, o centro cirúrgico já está funcionando e recebeu o início das cirurgias oftalmológicas promovidas pelo Programa Saúde em Ação, que atendeu mais de 500 pacientes tucanenses diagnosticados com catarata e pterígio. Após a inauguração, serão realizadas cirurgias eletivas como hérnia, vesícula, hemorroidas, laqueadura, histerectomia e cisto de ovário.
“Agora podemos contar com duas salas atendendo cirurgias eletivas ao mesmo tempo, com a garantia de internação pós-cirúrgica na própria unidade hospitalar, acelerando os atendimentos e diminuindo a fila de espera no município”, afirmou o prefeito Ricardo Maia (PSD).
Cirurgias eletivas são aquelas programadas e não consideradas de urgência. Após análise e exames, o médico agenda a realização do procedimento com o paciente. Representa um avanço importante na saúde de um município, já que a procura costuma ser grande.