Dez dias após Retratos e Fatos noticiar que municípios da região haviam zerado o número de casos ativos para covid-19, a história começou a mudar, de novo.
Tucano, Quijingue e Euclides da Cunha voltaram a confirmar novos casos e o sinal vermelho foi acionado. E preocupa, mais ainda, o fato de diversas festas estarem sendo realizadas em toda a região. E mesmo o Governo do Estado tendo reduzido nesta terça-feira (11/01) de 5 para 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol, isso não deverá ajudar em muita coisa por aqui, se considerarmos que o número permitido ainda é grande para as cidades da região.
Em Tucano, somente nesta quarta-feira (13/01) 07 novos casos foram registrados e o município já contabiliza 16 ativos. Em Euclides da Cunha, foram 08 novos e o total agora é de 19 ativos. Já em Quijingue, são 05 casos novos.
Esta semana, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) registrou um aumento de 234% no número de casos positivos da doença em relação aos exames realizados no período entre 1º a 12 de janeiro de 2022. A última vez que o estado atingiu essa marca foi em outubro de 2021.