Programa Chegou Saúde ultrapassa a marca de cinco mil atendimentos em Euclides da Cunha

A ação itinerante leva serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, consultas com médicos e enfermeiros, eletrocardiograma, atualização de vacinas, identificação de tracoma e dicas de primeiros socorros com a equipe do SAMU.
Médico Tarcísio Andrade durante atendimento com paciente. Foto: Quinto/PMEC

Foi na mesma comunidade de Maria Preta, onde tudo começou há um ano e meio, que o programa Chegou Saúde, em Euclides da Cunha, ultrapassou no dia 10 de maio a marca de cinco mil atendimentos.

A ação itinerante leva serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, consultas com médicos e enfermeiros, eletrocardiograma, atualização de vacinas, identificação de tracoma e dicas de primeiros socorros com a equipe do SAMU. “Estou muito agradecido. Se a saúde vai bem, tudo vai bem. Para a comunidade é uma maravilha. A saúde está mais próxima”, disse Davi Reis, do povoado Aribicé, um dos milhares de moradores beneficiados.

Realização de eletrocardiograma é um dos pontos-chave do programa. Foto: Quinto/PMEC

O secretário de Saúde, Anderson França, destacou a importância do número alcançado. “Quis o destino que hoje, um ano e meio após o seu início, nós voltássemos a essa bela comunidade para atingir a magnífica marca de mais de cinco mil atendimentos. Hoje é dia de agradecer a cada profissional que trabalha diariamente para melhorar o sistema de saúde do nosso município”.

Secretário de Saúde afirma que sucesso do programa é mérito de equipe empenhada. Foto: Quinto/PMEC

Até o momento, o programa já ajudou diversas pessoas a identificar doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e depressão. Após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para acompanhamento com especialista na própria rede municipal de saúde.

Após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para acompanhamento com especialista na própria rede municipal de saúde. Foto: Quinto/PMEC

O Chegou Saúde prioriza as comunidades mais distantes da sede do município, ou aquelas que possuem pouca cobertura através do PSF. Maria Preta, por exemplo, está 40 quilômetros distante. Mais recentemente, a Secretaria de Saúde criou, também, o Chegou Saúde Reforço, que amplia a oferta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde nos povoados e bairros.

Na foto, atendimento acontecendo debaixo de árvores na comunidade de Barra do Tanque. Foto: Quinto/PMEC

Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras notícias: @retratosefatosoficial

 

Compartilhe