Prefeitura de Monte Santo inicia programa de construção de casas populares com foco na erradicação da doença de Chagas

O programa terá início com a construção de cinco casas na comunidade carente de Maria de Lima, onde atualmente diversas famílias vivem em condições precárias em casas de taipa.
Secretários e membros da assistência social do município visitaram a localidade e conversaram com as primeiras famílias beneficiadas. Foto: Comunicação/Prefeitura de Monte Santo

A Prefeitura de Monte Santo anunciou na última semana a criação do Programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas, uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade e erradicar a transmissão da doença no município.

PUBLICIDADE | A sua empresa ou o seu produto também podem estar aqui. Anuncie conosco!

O programa terá início com a construção de cinco casas na comunidade carente de Maria de Lima, onde atualmente diversas famílias vivem em condições precárias em casas de taipa. O recurso para a execução da obra, superior a R$ 400 mil, foi garantido por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que atendeu ao pedido da prefeita Silvania Matos (PSB). “As novas casas serão construídas simultaneamente, trazendo mais dignidade, segurança e qualidade de vida para quem mais precisa. Esse é o nosso compromisso: cuidar de gente”, afirmou a gestora.

A previsão para o início das obras é março de 2025. Foto: Comunicação/Prefeitura de Monte Santo

A previsão para o início das obras é março de 2025, marcando um avanço significativo para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida das famílias beneficiadas. No dia 03 de fevereiro, o secretário de Educação (Jailson Carvalho) e o chefe de Gabinete (Antoniel Brito), além de representantes da assistência social, visitaram a localidade e conversaram com as primeiras famílias beneficiadas. “Mais do que construir casas, estamos construindo um novo futuro, onde cada família possa viver com mais segurança, conforto e dignidade”, postou a Prefeitura em rede social.

Chefe de Gabinete, Antoniel Brito, com crianças moradoras da comunidade. Foto: Comunicação/Prefeitura de Monte Santo

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro. Esse inseto, ao picar a pele de uma pessoa para se alimentar, deposita fezes contaminadas com o parasita, possibilitando a infecção. A precariedade das moradias de taipa favorece a proliferação do barbeiro, tornando essencial a substituição dessas estruturas por habitações de alvenaria. É o que a prefeitura de Monte Santo vai fazer.

Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial

 

Compartilhe