A Prefeitura de Canudos publicou esta semana nas redes sociais imagens de produtos sendo incinerados a céu aberto no lixão do município, o que despertou a atenção e várias críticas dos internautas sobre o assunto.
Segundo a publicação, os produtos estavam vencidos e foram apreendidos em operação de fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária em estabelecimentos comerciais da cidade, como restaurantes, bares, lanchonetes e padarias. Várias pessoas reagiram negativamente à publicação questionando se aquela era a destinação correta para as mercadorias. “Resolveram um problema com outro problema, desde quando se queima produtos vencido a céu aberto? O mais correto seria o aterro”, postou Natasha Mattos. Outro internauta identificado como Luan Gama ironizou: “De que adianta apreensão se depois vai poluir o meio ambiente?? Kkkkk a camada de ozônio agradece! ”
Segundo profissionais da área ambiental ouvidos por Retratos e Fatos, a incineração, em si, não é um processo inadequado e até seria o recomendado para essa situação, porém o local e a forma como a Prefeitura de Canudos escolheu fazer, a céu aberto, constitui em grave problema, pois pode ocasionar danos ao meio ambiente e pessoas.
Ainda segundo os profissionais, a situação se agrava porque os produtos foram incinerados em lixão, e não há aterro sanitário no município, como menciona a postagem.
O site tentou entrar em contato com a secretaria municipal de Saúde através de número de telefone disponibilizado no site oficial, mas não obteve êxito. Também não encontramos o contato da Vigilância Sanitária até o fechamento desta publicação.
Gostou desse conteúdo? Então, aqui vai uma dica: segue @retratosefatosoficial lá no Insta. É rapidinho e é grátis.