O retorno do PDT à base do governo da Bahia, já esperado nos bastidores políticos, foi oficializado na manhã desta quarta-feira (30) durante um encontro em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do deputado federal e presidente estadual do partido, Félix Mendonça Júnior, além de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças da sigla.
Um dos principais articuladores do processo foi o ex-prefeito de Euclides da Cunha e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Pinheiro. Atuante desde o início das negociações, Pinheiro defendeu abertamente a reaproximação com o governo estadual e foi peça-chave na mediação entre o governador e a direção do PDT. O empenho do ex-prefeito foi reconhecido pelo próprio Jerônimo, que, em tom descontraído, destacou a insistência de Luciano. “Se demorasse mais, Luciano ia botar um ovo. Me cercava. Eu ia dar um abraço, ele dizia, ‘e aí, já conversou com Félix?’ E é bom essa mediação”, brincou o governador em um tom que demonstra a afinidade e a boa relação com o ex-prefeito.
Ao se posicionar de forma consistente a favor do retorno do PDT à base governista, Pinheiro acabou pressionando outras lideranças do partido, como o deputado federal Leo Prates — contrário à adesão —, a se manifestarem sobre o tema. Prates, que mantém forte vínculo com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, segue na oposição ao PT.
Com o desfecho positivo, Luciano Pinheiro sai fortalecido politicamente, especialmente nas regiões onde tem atuado. O prestígio junto ao governador também foi ampliado, com Jerônimo fazendo questão de mencionar o nome de Luciano ao lado do ex-prefeito de Araci, Silva Neto, como prioridades para a próxima composição da Assembleia Legislativa. “Esses dois companheiros na Assembleia, eu fecho os olhos, porque eu terei dos militantes, dois gigantes da política baiana”, afirmou.
Nas redes sociais, Luciano comentou sobre o reconhecimento do governador. “Muito bom ver o reconhecimento do governador Jerônimo Rodrigues pelo nosso trabalho e pela importância da nossa região ter um verdadeiro representante na Assembleia Legislativa. A Bahia precisa de deputados estaduais comprometidos com o povo, que conheçam de perto a realidade de cada município e estejam presentes para lutar por melhorias. É isso que nos motiva todos os dias”, publicou.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial