Pedro Paixão: O like que fez você desistir da sua promessa de fim de ano

Já reparou quantas vezes você começou algo e a primeira coisa que fez foi pegar o seu celular e mostrar pro mundo que estava começando mais um projeto? Quantos você concluiu? Faça esse exercício!
"Com as redes sociais, essas promessas e metas começaram a se tornar públicas e fracas".

Existe um fenômeno interessante que acontece todo início de ano: são as promessas de ano novo.

Todo mundo faz, todo mundo já fez, mas, com as redes sociais, essas promessas e metas começaram a se tornar públicas e fracas.

Você deve ter reparado a quantidade de pessoas que na primeira semana de janeiro começou uma atividade física, iniciou um livro, colocou até uma contagem de dias. Reparou como na segunda semana toda essa movimentação diminui?!

A “culpa” é dos likes.

Confuso, né?

“Acontece que nosso cérebro é preguiçoso e está sempre à procura de recompensas de maneira rápida e sem muito esforço”.

Nem tanto! As redes sociais são a mais rápida e melhor forma de obtermos APROVAÇÃO SOCIAL, algo que mesmo que involuntariamente estamos sempre buscando. É por isso que quando alguém curte algo que você publica ou responde aquele seu story, você sente aquela satisfação de “pow, ela/ele gostou”, e você se sente especial pela pessoa ter tirado um tempinho para VALIDAR aquilo.

Pois bem, acontece que nosso cérebro é preguiçoso e está sempre à procura de recompensas de maneira rápida e sem muito esforço. Aí que está a mágica.

Quando você vai lá e publica seu primeiro dia na academia e recebe aqueles likes e alguns comentários te motivando e te parabenizando pela atitude, seu cérebro entende como um “tapinha nas costas” e um grito de “CONSEGUIMOS”. É aí que a sua vontade de continuar começa a diminuir, porque para a sua mente você já conseguiu a aprovação que buscava ao final da empreitada, o reconhecimento do esforço veio antes, de maneira rápida e quase sem desgaste.

“Já reparou quantas vezes você começou algo e a primeira coisa que fez foi pegar o seu celular e mostrar pro mundo que estava começando mais um projeto? Quantos você concluiu?”

Já reparou quantas vezes você começou algo e a primeira coisa que fez foi pegar o seu celular e mostrar pro mundo que estava começando mais um projeto? Quantos você concluiu? Faça esse exercício!

Não que divulgar seus planos seja algo ruim, mas acredito que devemos buscar estar convictos dos motivos certos para começar, continuar e concluir para não cair nas pegadinhas da nossa cabeça.

—-

Pedro Paixão é designer, amante de gastronomia e viagens, não necessariamente nessa ordem.

Gostou desse conteúdo? Então, aqui vai uma dica: segue @retratosefatosoficial lá no Insta. É rapidinho e é grátis.

 

 

Compartilhe