Euclides da Cunha, a maior cidade da região, teve um fim de semana agitado e concorrido politicamente. Os fogos estão aí para não me deixar mentir. Na sexta-feira (09/setembro), o candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB), participou de uma carreata e de um palanque na Praça Duque de Caxias pela manhã.
Ele veio a convite do vice-prefeito Rubenilson Campos e de um grupo de sete vereadores, seis deles da base do prefeito, mas que não votarão com Jerônimo, candidato do PT. E verdade seja dita: aparentemente, o movimento de carros na carreata foi bem maior que o de gente na praça. Segundo a organização, foi um pouco por causa da chuva e outra parte por pressão que o povo sofreu para não ir. Enfim, coisas da política!
No palanque também estavam Marcinho Oliveira (UB) e Laerte do Vando (PSC), candidatos a deputado estadual; Cacá Leão (PP), candidato ao senado; Nay Grilo, de Ribeira do Pombal, candidata a deputada federal pelo PDT, além de outras lideranças locais e regionais. “Muitos diziam que não poderíamos vir aqui porque não teríamos sequer quem nos recebesse. Estamos mostrando que nossa caminhada ultrapassa bandeiras da política, não pertence a um partido ou a um grupo”, discursou Neto, que certamente terá na cidade menos voto que o candidato do PT (e do prefeito), mas não tem do que reclamar, já está muito bem apresentado e representado.
À noite, Gabriel Nunes (PSD), candidato a deputado federal, reuniu apoiadores da cidade e da região, incluindo prefeitos e vereadores, para o lançamento do seu comitê, localizado na Avenida Rui Barbosa, no centro. Antes, eles realizaram uma caminhada saindo da casa de José Nunes (pai de Gabriel, deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico) até a sede do comitê. “Hoje foi um dia muito especial, a inauguração do nosso comitê em minha terra, Euclides da Cunha, e uma verdadeira multidão nos acompanhou pelas ruas da nossa cidade dizendo sim a Gabriel Nunes”, disse ele durante o discurso.
Quem também estava no evento era o deputado estadual e oficial do grupo Nunes em Euclides da Cunha, Adolfo Menezes, atual presidente da ALBA.
Quando o sábado amanheceu, mais um ato político foi anunciado com muitos fogos. Era mais uma caminhada, dessa vez promovida pelo prefeito Luciano Pinheiro (PDT) com a presença do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), candidato à reeleição, e Marcinho Oliveira (UB), que tenta uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Os dois são os candidatos “oficiais” do prefeito. “Félix é o deputado que mais trouxe recursos para Euclides da Cunha. É o nosso parceiro, ajuda a custear a saúde na cidade e, com suas emendas, a prefeitura fez inúmeros investimentos e obras. Ele merece novamente o nosso voto”, afirmou o prefeito em discurso na feira livre do município.
E por falar em Félix, ele voltou a fazer a “brincadeira”, como o próprio classificou, que fez anos atrás, de que para cada milhão em emendas colocado pelo deputado José Nunes, ele destinaria o dobro. Para Gabriel, “se ele for eleito, porque é muito difícil, será 3 a 1. Ou seja, para cada milhão que ele colocar, eu garanto 3 vezes mais”. Se Euclides da Cunha, a cidade, fosse uma pessoa, certeza que nesse momento ela estaria torcendo pela vitória dos dois.
O resultado disso tudo? Saberemos no dia 30 de outubro.
____
Josevaldo Campos é jornalista, publicitário e editor do site Retratos e Fatos.