Jéssica Silva Santos é mãe de três filhas e mora no Cajueiro, povoado de Tucano. Ela é uma dentre muitas outras mães que aguardavam com ansiedade a conclusão da obra de reforma da Escola Josefa Penedo e da Creche José Turíbio, bem como o retorno das aulas presenciais nesta segunda-feira, 04 de julho, para reorganizar a vida dela, inclusive, trabalhar.
Mas os planos de Jéssica terão que aguardar um pouco mais. Iniciada em dezembro de 2021, a obra do prédio, que reúne as duas unidades escolares, ainda está em andamento e sem uma data exata para finalizar. “O que nós percebemos é que já vai fazer um mês que a reforma está parada, era para ter um planejamento melhor, pois só está dificultando ainda mais para nós mães. Não podemos trabalhar, pois não tem quem ensine as aulas aos nossos filhos. Lamentamos, mas é uma realidade vivida por nós mães da comunidade Cajueiro”, desabafa Jéssica.
Enquanto a comunidade não tem a escola de volta, parte dos alunos segue estudando de forma online e outros foram deslocados para uma escola na comunidade vizinha. À noite, o local atendia, também, a educação de adultos, ou seja, tem um pedaço de desconforto para todo mundo. “Passou-se um ano de pandemia com aulas online, poderiam ter realizado a reforma durante esse período. O que acontece é que não tem gente trabalhando e não acabou a reforma. Aí nem aula e nem finalização”, afirma Gilmara Andrade, outra mãe que teve os planos frustrados e a vida dificultada pela demora da obra.
Assim como Jéssica, ela também está impossibilitada de trabalhar porque precisa acompanhar as atividades online da filha. Retratos e Fatos conversou com a secretária municipal de Educação, Gerusa dos Santos Araújo. Segundo ela, “faltam mínimas coisas para finalizar” e que esta semana será marcada uma reunião com uma comissão formada por pais e responsáveis para passar as informações, incluindo uma data de conclusão da obra e retorno das aulas na unidade.