Servidores públicos de Tucano que atuam nas áreas da educação, saúde, administração, ação social, obras e serviços públicos ocuparam nesta quarta-feira (18/maio) a sede da prefeitura para reivindicar os direitos das categorias.
Os profissionais buscam, através de diálogo com o prefeito Ricardo Maia Filho (PSD), garantir o reajuste salarial, a construção do plano de carreira dos servidores, retorno do regime de turnão (seis horas ininterruptas) e melhores condições de trabalho.
Informados de que o prefeito não se encontrava, os servidores exigiram que fosse feito contato com o gestor, a fim de agendar uma reunião, e se recusaram a deixar o prédio. A resposta veio em forma de um ofício do secretário de Administração, direcionado ao sindicato, afirmando que “o prefeito não tem espaço na agenda para receber o sindicato antes do final do primeiro semestre”.
Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano (SINDSMUT), o prefeito recebeu uma comissão representativa no mês de fevereiro e se comprometeu em agendar uma reunião com os servidores e sindicato na primeira quinzena de março, o que nunca aconteceu.
Ainda segundo a nota do SINDSMUT, a ocupação só foi encerrada por volta das 15h, depois dos servidores almoçarem sentados no chão dos corredores da prefeitura. “É necessário deixar claro que o sindicato tem feito o possível para manter o diálogo aberto com a administração, mas a falta de retorno, até mesmo através de ofícios, tem demonstrado que as portas estão fechadas para o diálogo por parte da gestão”, afirma o presidente do sindicato, Gregório Luís.