Aconteceu na manhã desta quarta-feira (09/outubro) a cerimônia de premiação do “Projeto Aluno Brilhante”, uma iniciativa do Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos) em parceria com a Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria da Educação.
Foram contemplados estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) dos 13 centros educacionais do município, da sede e da zona rural, e do ensino médio. A ideia do projeto, segundo os organizadores, é promover palestras nas escolas, que nessa primeira edição tratou sobre conscientização, prevenção e resistência aos tipos de violência, e premiar os estudantes com melhor desempenho nas notas no ano letivo de 2023.
Isabella Costa, 16 anos, estudante do 9º ano do Centro Educacional de Carnaíba, conquistou o 1º lugar entre as escolas municipais. Já Caroline dos Santos, do Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado, foi a melhor entre as unidades estaduais. “Estou muito grata por ganhar esse prêmio, não imaginaria chegar aonde eu cheguei, mas foi com muito esforço e muito aprendizado dos professores, da minha família. Muito obrigada pelo projeto incrível, que proporciona várias possibilidades de a gente aprender cada vez mais”, afirmou a estudante Isabella Costa.
Todos os vencedores foram premiados com notebooks e tablets, um incentivo à inspiração na busca pela realização dos sonhos com determinação, como pontuou a idealizadora do projeto, a juíza Sirlei Caroline Alves Santos, de Euclides da Cunha. Ela destacou a razão de existir da premiação. “Vocês são a prova viva de que quando oferecemos os estímulos certos e valorizamos a educação, o potencial humano não conhece limites. O Aluno Brilhante não é apenas um projeto de premiação, é um compromisso com a excelência educacional, um reconhecimento do esforço contínuo, uma celebração do amor pelo conhecimento”, disse.
A programação contou também com mesa de diálogo entre as escritoras euclidenses Maria Célia Lima, Rosileide Neves Santos, Léa Costa Dias e Maria Clara Damasceno. Presentes na cerimônia também o prefeito Luciano Pinheiro, vereador Tita da Água (presidente da Câmara Municipal), juiz Guilherme Camilo (Juizado Especiais), Raiane Bezerra (defensora pública) e Maria Alves (supervisora do Cejusc).
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial