O tucanense e colunista do site Retratos e Fatos, Osvaldo Júnior, lança neste mês de fevereiro a obra Educ@ção: senões e pro-posições dialógicas. Segundo o autor, a obra reúne textos, relatos e reflexões sobre a educação e nasceu a partir de pedidos antigos feitos por vários de seus leitores, em encontros formativos onde ele era convidado.
A nova publicação traz prefácio da professora doutora Camila Coimbra e apresentação do professor Ednaldo Lino. A orelha do livro foi escrita pelo professor Deivson Anunciação. “Trata-se de um livro especial, pois nele consigo corporificar, com mais intensidade, o que Paulo Freire chamou de Pedagogia da Indignação. Ademais, a obra atende a um pedido antigo de leitores. Contemplar, por meio de palavras, essas vivências torna os escritos mais vivos, permeados de experiências de ‘professores reais’ que trabalham em ‘escolas reais’, afetadas por inúmeros desafios. Refletir a partir do concreto foi um trabalho muito produtivo”, declarou o escritor ao Retratos e Fatos.
Em 2022, Osvaldo lançou outras duas obras, uma na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Eu não posso ler seu livro e outras crônicas, e a segunda na Bienal do Livro da Bahia, O outro lada da lua: aventuras eróticas. O novo livro será publicado pela editora Via Litterarum, apresenta capa do xilogravurista tucanense Denner Matos e traz ainda, nas páginas internas, imagens também em xilogravuras cedidas pelo artista Pita Paiva, da cidade de Uibaí.
Ao site, Osvaldo Júnior antecipou que lançará até maio O vocabulário dos dias e outras viagens sinestésicas e, em setembro, na Bienal Internacional do Livro, que acontecerá no Rio de Janeiro, Em tom de conversa: diálogos sobre educ@ção, (in)certezas pedagógicas e questões formacionais.
A quem interessar, a nova obra poderá ser adquirida em contato com o próprio autor (75 99171 6867) ou pelo e-mail ([email protected]).
Osvaldo Júnior é professor efetivo da rede estadual de educação da Bahia e consultor pedagógico do Centro Educacional Arco-Íris (Ribeira do Pombal). Além de participar de diversas coletâneas literárias, também é autor de mais três obras de crônicas: Fragmentos sinestésicos (Mondrongo, 2018), An…danças: facetas cotidianas (Cogito, 2019) e BNCC: que axé ela tem? (Cogito, 2019).
Gostou desse conteúdo? Então clique @retratosefatosoficial e siga Retratos e Fatos no Insta para acompanhar mais conteúdo interessante.