Será lançado em Euclides da Cunha no dia 29 de outubro o curta-metragem “A dança dos Orixás”, produção que explora a rica tapeçaria cultural que envolve a dança dos orixás, expressão vital da espiritualidade afro-brasileira e do encantamento religioso.
O principal objetivo do curta, segundo o produtor, o jovem euclidense Fábio César Matos, é um convite à reflexão sobre “a importância de desconstruir o racismo religioso e preservar as práticas de resistência do povo de terreiro como instrumento de educação para a comunidade”. A fotografia do filme, pelo que o site Retratos e Fatos observou, é um dos pontos marcantes da produção, que contou também com o suporte de Mayane Xavier.
Escrito no chão da sala da universidade durante o curso de pedagogia, Fábio adaptou o projeto e trouxe para a tela a riqueza da literatura africana, entrevistas com a comunidade de terreiro local, cenas da natureza e performances marcantes. “O documentário contará histórias, rituais e significados que os orixás carregam na vida das pessoas”, acrescenta.
O lançamento de a “A dança dos Orixás” será no auditório do Cetep Sertão Forte às 19h com entrada gratuita. O curta foi produzido com incentivo da Lei Paulo Gustavo, no município de Euclides da Cunha.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial