O último dia da Expedição pelo Sertão e Raso da Catarina teve como destino principal o município de Euclides da Cunha. Mas antes mesmo de adentrar as terras euclidenses, o primeiro ponto de parada da expedição foi na sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), no coração do Raso da Catarina.
Lá, os representantes dos municípios conheceram a rotina adotada pela instituição no trabalho de preservação e proteção da fauna e flora local, outro ponto importantíssimo que será considerado no processo de desenvolvimento do turismo sustentável.
Terminada a visita, a próxima parada foi na histórica cidade de Canudos, momento de conhecer um pouco do cenário palco da guerra e das andanças de Antônio Conselheiro. O pôr do sol já anunciava a chegada do fim do dia quando os trilheiros romperam a fronteira do povoado Serra Branca, já em Euclides da Cunha, local de observação da arara-azul-de-lear.
Bem ao lado, no Assentamento da Varzinha, um grupo produtor de artesanato à base da palha do licuri aguardava a expedição. Foi um momento de apresentação do projeto, de conhecer produção local e dialogar como a comunidade pode ser envolvida na rota do turismo.
Após o encontro, o grupo seguiu para a sede do município, onde se reuniu com o prefeito Luciano Pinheiro. O gestor parabenizou a iniciativa e afirmou que o prefeito eleito, Heldinho Macedo, também tem o interesse de apoiar integralmente a criação do programa de turismo regional. A noite foi encerrada com um jantar.
No dia seguinte, os viajantes foram convidados a conhecer um dos locais mais bonitos e naturais da cidade, a Cachoeirinha da Queimada do Raso. Após percurso de carro e caminhada leve, o grupo ficou deslumbrado com a paisagem, composta por mata, rio e cachoeiras naturais.
Segundo Luciano Júnior (Instituto VIS), não poderia haver lugar melhor para encerrar a expedição do que ali. Para ele, aquele conjunto de belezas naturais preenche todos os pré-requisitos para ser um dos principais destinos nos roteiros pelo Raso da Catarina e Sertão, uma parada obrigatória para quem desejar, no futuro, conhecer os atrativos da região.
Naquele momento, a expedição completava 500 quilômetros percorridos e, na bagagem, muita informação e trabalho a se realizar. No dia 31 de janeiro, o grupo deve se reunir novamente para dar prosseguimento ao projeto.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial