O perfil do site Retratos e Fatos no Instagram foi alvo na sexta-feira (20/setembro) de ataques e denúncias deliberadas e simultâneas por usuários, segundo a Meta, empresa que gerencia a rede social.
Com a investida, o perfil saiu do ar no início da noite e só foi restabelecido 24 horas depois. Em comunicado enviado pela Meta, a justificativa era de que o perfil foi retirado do ar porque ele “não cumpria as diretrizes da comunidade”.
Após contestação do site Retratos e Fatos e envio de relatórios de comprovação, a empresa realizou uma análise criteriosa do conteúdo postado e concluiu que todas as publicações eram apropriadas e estavam de acordo com a política da empresa, e que, portanto, se tratava de um ataque coordenado e simultâneo de usuários com o objetivo de desestabilizar e tirar a rede social do ar, ocasionando prejuízos diversos.
Para o jornalista Josevaldo Campos, responsável pelo conteúdo do site, embora a Meta não tenha confirmado diretamente, não há dúvidas de que o ataque foi coordenado em função das recentes publicações. “Essa é a primeira vez que Retratos e Fatos recebe uma investida dessa natureza, e chama a atenção o momento e circunstâncias em que ela aconteceu. O objetivo era apagar o perfil de forma definitiva, intimidar, mesmo, mas no fim a verdade prevaleceu. Seguiremos firmes, escrevendo, contando histórias, narrando fatos e, certamente, incomodando”, disse o jornalista.
O Instagram pode desativar ou remover contas que violem as suas diretrizes ou termos de uso, sem aviso prévio, como aconteceu com o perfil do site. Isso pode acontecer, principalmente, quando a conta comete várias violações consecutivas ou recebe várias denúncias simultâneas a respeito de uma única publicação. Após análise, a Meta enviou mensagem ao site. “Seu conteúdo não foi afetado no momento. Agradecemos por cumprir as nossas diretrizes da comunidade. Você não corre o risco de perder o acesso à sua conta agora”, informou a empresa.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial