“Desgosto”: Curta-metragem promete colocar Tucano no mapa do audiovisual nordestino

O curta-metragem é baseado no primeiro romance do escritor tucanense Astério Moreira, publicado pela editora Mondrongo em 2021.
Este é o primeiro curta-metragem de ficção profissional produzido na região e tem como um de seus principais objetivos a participação em festivais de cinema. Foto: Chris Arruda

Foram realizadas, de 18 a 23 de janeiro, as gravações do curta-metragem de ficção Desgosto, uma obra que representa um marco significativo para o audiovisual do nordeste baiano. A produção transformou cenários reais das cidades de Tucano e São Gonçalo dos Campos na fictícia vila de “Natuco”.

Com duração de 15 minutos e classificação indicativa para maiores de 12 anos, Desgosto é baseado no primeiro romance do escritor tucanense Astério Moreira, publicado pela editora Mondrongo em 2021. A trama tem início com um evento impactante: o suicídio do sobrinho da primeira-dama em plena igreja matriz da cidade. O episódio desencadeia uma onda de tristeza na cidade, levando o prefeito Dr. Teotônio Martins a enfrentar uma crise de popularidade que coloca em risco suas ambições políticas e o próprio destino da comunidade.

O ator global Jackson Costa no papel do protagonista, o prefeito Dr. Teotônio Martins. Foto: Chris Arruda

Este é o primeiro curta-metragem de ficção profissional produzido na região e tem como um de seus principais objetivos a participação em festivais de cinema, além da captação de recursos para transformar a história em um longa-metragem. A produção reúne uma equipe diversificada, com profissionais de Feira de Santana, Salvador e Rio de Janeiro, além de talentos locais. Seguindo a mesma dinâmica, o elenco traz o ator global Jackson Costa em cena com talentos locais como o digital influencer e estudante de teatro Danilo Santana. O roteiro e a direção são assinados pelo cineasta tucanense Marcelo Filho, membro da Rede de Talentos Paradiso.

Sônia Bastos (destaque) e Millena Nunes nos papéis da primeira dama, Dona Joaquina, e sua assistente Anaildes. Foto: Chris Arruda

Com o encerramento das filmagens, Desgosto entra agora na fase de pós-produção, para a qual a equipe busca apoio do comércio local de Tucano e região. Os recursos arrecadados serão destinados ao aprimoramento técnico e artístico do curta, garantindo uma finalização de alta qualidade.

Além de valorizar a cultura e a história de Tucano, o projeto representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento para os profissionais da região, fortalecendo o cinema nordestino no cenário nacional. A estreia de Desgosto está prevista para o segundo semestre de 2025, em festivais e mostras locais. Até lá, os interessados podem acompanhar novidades pelo Instagram oficial do projeto: @desgosto.flm.

Danilo Santana vive Cleitinho, o marketeiro que promete alavancar a campanha do prefeito. Foto: Chris Arruda

Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial

Compartilhe