A população de Quijingue está ilhada desde a manhã deste domingo (28/janeiro) depois que o Rio Quijingue transbordou e levou parte de uma ponte na BA-381, principal acesso ao município.
Chove, praticamente sem parar, há dois dias na região. Como todos os rios das cidades vizinhas, como Monte Santo, Tucano, Cansanção e Santaluz também transbordaram, não há possibilidade de deslocamento por outros acessos.
Preocupado com a situação, o prefeito Nininho Gois pediu ajuda ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues. “Estamos ilhados em virtude das fortes chuvas que caíram no nosso município durantes estes quatro dias. Choveu em torno de 300 milímetros e a principal estrada, a BA-381, que liga à BR-116, está interditada. Então, pedimos aqui ajuda ao nosso governador para que a gente possa recuperar, principalmente essa ponte”, disse.
No final da tarde, o prefeito voltou a se pronunciar nas redes sociais, desta vez informando que um técnico da SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura da Bahia) deverá estar no local nesta segunda-feira (29/janeiro) para averiguar a situação e que o município decretará estado de emergência para receber ajuda do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Eu quero agradecer a todos e tranquilizar a nossa população que a ajuda estará chegando, e aquilo que estiver ao alcance do nosso município nós estaremos fazendo”, afirmou.
Segundo publicações na internet, essa é a maior cheia da história do Rio Quijingue.
Gostou desse conteúdo? Então clique no link ao lado @retratosefatosoficial para seguir a gente no Insta. É rapidinho e é grátis.