Já existiam estudos, mas hoje há uma necessidade de conduzir a educação em sala de aula, ou remotamente de uma maneira mais lúdica.
O aplicativo Gaimeficação da Matemática foi criado pelo professor e engenheiro de redes de comunicação, Augusto Sávio Lima de Carvalho, muito antes da pandemia. Ele é um jogo sério onde a criança brinca e aprende ao mesmo tempo.
O jogo é resultado de um projeto de mestrado da (UFBA), Universidade Federal da Bahia, no programa de pós-graduação em engenharia elétrica, sob orientação do professor Jes Cerqueira. Durante dois meses, Augusto irá testar o aplicativo com cerca de 24 alunos, entre oito e dez anos, na Escola Santo Antônio, de Euclides da Cunha.
Para a professora e coordenadora pedagógica da Escolinha Santo Antônio, Ana Emília Lima de Carvalho, “o projeto veio em um momento necessário para a evolução da educação, despertando professores e alunos para este momento de transformação na qual a educação passa, onde o digital está totalmente interligado com o processo de aprendizado, tornando o ensino mais produtivo entre professor e aluno.”
Segundo o professor e pesquisador, “hoje é necessário ter tecnologia em sala de aula, porque existem recursos de inteligência artificial e de alguns algoritmos que podem, sim, obter melhores resultados no ensino”, explica. E este é o objetivo principal da aplicação do jogo na escola, obter resultados positivos e de excelência, tanto para os alunos quanto para a melhoria da didática dos professores.
Luciana Reis, mãe de João Lucas, teve contato com o aplicativo antes mesmo dele ser aplicado nas escolas, e afirma que se o seu filho tiver contato com o jogo, com certeza o mesmo sentirá mais prazer em aprender e se divertir com a matemática, não só no ambiente escolar, mas também em casa, ganhando, assim, mais autonomia no processo de aprendizado.