Fátima Nunes é eleita primeira vice-presidente da ALBA

A eleição da parlamentar representa um marco significativo para a democracia e para o fortalecimento da representatividade feminina na política baiana.
A deputada estadual Fátima Nunes foi eleita, por unanimidade. Foto: Divulgação

Pela primeira vez em seus 190 anos de história, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) é comandada por duas mulheres nos cargos de presidência e vice-presidência. A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita, por unanimidade, nesta terça-feira (15), como primeira vice-presidente da Casa, ao lado da presidente, deputada Ivana Bastos (PSD).

Dos 52 deputados estaduais presentes na votação, Fátima recebeu 41 votos. Houve ainda dois votos nulos e nove votos em branco. A eleição da parlamentar representa um marco significativo para a democracia e para o fortalecimento da representatividade feminina na política baiana.

Após 190 anos, deputadas assumem os principais cargos da Assembleia Legislativa da Bahia, marcando um avanço na representatividade feminina. Foto: Divulgação

Em seu discurso após a vitória, Fátima Nunes agradeceu os diálogos e articulações realizadas nos bastidores e reforçou o compromisso com a presidente Ivana Bastos. “Assumo essa missão com responsabilidade e parceria, com a certeza de que juntas faremos um trabalho voltado para o povo baiano”, declarou.

A vitória de Fátima também encerra uma disputa interna na bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), uma vez que o deputado estadual Júnior Muniz (PT) vinha se articulando para ocupar o cargo de vice-presidente.

“Assumo essa missão com responsabilidade e parceria, com a certeza de que juntas faremos um trabalho voltado para o povo baiano”, declarou Fátima Nunes. Foto: Divulgação

A presidente da ALBA, Ivana Bastos, celebrou o resultado e demonstrou confiança na nova vice. “Dividir essa missão com ela me enche de orgulho. Porque sei que ao nosso lado está alguém que conhece o chão que pisa, que sabe da importância de representar quem mais precisa”, afirmou.

O momento é considerado um avanço histórico e simbólico, refletindo o fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão política na Bahia.

Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial

 

Compartilhe