Os oito prefeitos do PDT devem se reunir, até o final de março, com o governador Jerônimo Rodrigues para debater a possível entrada do partido na base aliada. O tema foi discutido durante um almoço nesta quinta-feira (13) entre o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, e os ex-prefeitos de Euclides da Cunha e Araci, Luciano Pinheiro e Silva Neto, que são pré-candidatos da sigla à Assembleia Legislativa. O encontro também contou com a presença do prefeito de Pedrão, Marcílio Menezes (MDB), ex-filiado ao PDT.
A proposta foi levada a Félix pelas duas lideranças pedetistas da região sisaleira, que estiveram recentemente com Jerônimo. “O governador já manifestou, em diversas ocasiões, o interesse em ter o PDT na base aliada. Ontem, conversamos sobre o tema durante uma agenda do governo em Feira de Santana. Ele quer dialogar com nossos prefeitos. Levamos essa proposta a Félix, que aceitou e também participará da reunião, prevista para acontecer ainda este mês”, declarou Silva Neto.
Luciano Pinheiro afirmou que tem mantido conversas com o governador e com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, sobre os rumos do PDT. “Defendo, assim como Silva Neto e praticamente todos os prefeitos do partido, o apoio a Jerônimo. Integrando a base aliada, poderemos crescer nas eleições de 2026, algo que não será possível se permanecermos na oposição”, destacou.
Félix Mendonça Júnior reforçou que o debate interno sobre o futuro do partido continua. Ele também tem dialogado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que já demonstrou interesse em ter o PDT na aliança com Jerônimo.
Consultado, o deputado confirmou a realização da reunião. “Será um encontro republicano entre o governador e os prefeitos eleitos pelo partido em 2024, conforme solicitado por Silva e Luciano”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade de o PDT se aproximar da base governista, Félix respondeu de forma diplomática: “Tem um ditado que diz que é conversando que a gente se entende”.
Durante o almoço, Félix, Silva Neto e Luciano Pinheiro também discutiram a formação da chapa de candidatos a deputado estadual e federal. Marcílio Menezes, que já integra a base do governo, foi convidado a retornar ao PDT.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outras publicações e nos apoiar: @retratosefatosoficial