Empreendedora, professora de arte e designer de moda de mão cheia. Abram alas porque a tucanense Sônia Bastos está na avenida, ou melhor, no palco de um dos mais cobiçados e agitados camarotes do carnaval de Salvador, o Planeta Band.
No meio da agitação e sob muitos holofotes, foliões, convidados e famosos aguardavam por ela, que não parava um só minuto com sua ‘amiga tesoura’. “Como é carnaval, a pedida era o look sensual, decotes frontais, as amarrações nas costas… São diversos e os cortes precisam ser práticos e rápidos”, explica ela a Retratos e Fatos terminada a excitação.
Sônia foi indicada a primeira vez para a função no carnaval de 2023 por uma amiga e cliente que reside em Salvador e conhece o trabalho dela. Como fez sucesso, voltou para a avenida em 2024. “Gostaram da minha criatividade e me convidaram novamente este ano. Fiz alguns figurinos para as propagandas, como Itaipava, PagBank…Eles gostaram do meu lado criativo”, comenta, com modéstia.
Os abadás customizados por Sônia, ou estilizados, como ela prefere chamar, vestiram vários atores para campanhas publicitárias dos patrocinadores do camarote na TV. “Fazíamos um tipo de anamnese [entrevista] de estilo de forma rápida para ajudar o folião na decisão do que quer para vestir. A gente utiliza vários tipos de adereços [materiais] que dão efeito e visual marcante à peça. As fitas coloridas, o brilho do paetê [tipo de tecido] e as ombreiras foram as vedetes [atriz principal de espetáculo teatral ou cinematográfico] no camarote mais animado da avenida”, explica ela, revelando a técnica empregada e por que foi escolhida.
Foram seis noites de trabalho intenso. De todos os lados era possível avistar os flashes das selfies eternizando o momento no maior carnaval de rua do mundo, e com toda a beleza dos looks assinados by Sonia Bastos. “Encerrava sempre à meia noite, mas como eu sou dinâmica e gosto do que faço, ia até uma da manhã. Toda emoção é incansável. Foi uma experiência importante para mim”, afirma, deixando evidente uma pitada de orgulho.
O talento da tucanense também alcança o empreendedorismo no mundo da moda. É dela a marca e o ateliê criativo Madame Pavão, que prioriza a prática do slow fashion, com foco na produção que valoriza a diversidade, promove consciência socioambiental, contribui para a confiança entre produtores e consumidores e pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos, dentre outros. A marca também aderiu à produção de consumo upcycling, prática que consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. No @madame.pavao é possível conferir muitas das peças produzidas.
Se você gostou desse conteúdo, segue nossa página no Instagram para acompanhar outros assuntos: @retratosefatosoficial