A Defensoria Pública de Euclides da Cunha está de casa nova. Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (30/maio) a nova sede do órgão, evento que contou com a presença de várias autoridades locais e regionais.
Localizada à Rua Castro Alves, no centro da cidade, o novo espaço, que atende Euclides da Cunha e Quijingue, dispõe de acessibilidade e foi pensado para receber melhor os usuários. A sede anterior era em um primeiro andar e não possuía elevador nem rampa de acesso. “É na nossa porta que a pessoa mais humilde de Euclides da Cunha pode vir pleitear seu direito e, se preciso for, ter seu processo levado para apreciação dos tribunais, inclusive o STJ e o STF em Brasília”, disse a defensora pública geral Firmiane Venâncio durante a inauguração.
Rebeca Ramos é defensora pública na cidade e destacou esse momento como de grande importância para a oferta de assistência jurídica às pessoas. “Estamos imensamente felizes com esse momento. Nós, como defensoras públicas e toda a equipe da DPE, esperávamos ansiosamente por esse momento. Um ambiente mais confortável, acessível e convidativo à prestação de um serviço público de excelência, de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que mais precisam”, disse.
Citando o escritor Euclides da Cunha, no que se refere à força do povo sertanejo, a também defensora pública no município, Camila Leite, falou sobre a situação em que muitas pessoas procuram o órgão para pedir ajuda. “Atendemos mães incansáveis, que criam seus filhos sozinhas, familiares desesperados para conseguir vaga em um hospital para um parente doente, vítimas de abusos sexuais, mulheres que sofreram violência doméstica, pessoas com deficiência sem os seus direitos garantidos. Muitos nos procuram depois de já terem ouvido muitos nãos, e nos enxergam como a última porta da esperança”.
Essa parte da fala da Camila resume um pouco o papel da DPE: atender a população carente da Bahia nas áreas criminal, cível, criança e adolescente, família, direitos humanos e idosos, dentre outras, pessoas que possuem renda per capta de até três salários mínimos ou renda líquida familiar de até cinco salários mínimos.
Na oportunidade, o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, disse que a Prefeitura está à disposição e tem interesse de firmar parceria para levar os serviços da Defensoria também para os povoados do município.
Gostou desse conteúdo? Então, aqui vai uma dica: clique no link @retratosefatosoficial para seguir a gente no Insta. É rapidinho e é grátis.