Pedro Paixão: A perfeição é uma ilusão, nunca pode ser alcançada

Cada pessoa tem uma visão única do que é perfeito e o que é bom o suficiente. Quando se busca agradar a todos, acaba se tornando um processo infinito e desgastante.
"Agir com determinação e fazer o melhor possível pode levar a resultados satisfatórios".

O perfeccionismo é algo que muitas pessoas consideram uma qualidade. Elas acham que buscar a perfeição em tudo o que fazem é algo admirável, mas na realidade o perfeccionismo é apenas um reflexo do medo da exposição. As pessoas que são perfeccionistas têm medo de serem expostas, de serem julgadas, e, por isso, buscam sempre fazer tudo de forma perfeita.

No entanto, esse medo de errar ou receber julgamentos cria uma ilusão de que tudo o que é entregue precisa ser perfeito para agradar a todos. Essa busca incessante pela perfeição acaba se tornando um fardo pesado, levando ao sentimento de frustração e insatisfação, pois muitas vezes as expectativas são muito altas.

“Essa busca incessante pela perfeição acaba se tornando um fardo pesado, levando ao sentimento de frustração e insatisfação”.

Além disso, é importante lembrar que agradando a todos você não está agradando ninguém, muito menos a si mesmo. Isso porque cada pessoa tem uma visão única do que é perfeito e o que é bom o suficiente. Quando se busca agradar a todos, acaba se tornando um processo infinito e desgastante.

A perfeição, na verdade, é uma ilusão. É algo que nunca pode ser alcançado, pois sempre há algo a ser melhorado, algo que pode ser diferente. Por mais que se tente, nunca se chegará à perfeição, de fato.

Para alcançar o posto mais próximo da perfeição, é preciso fazer uma única coisa que o perfeccionismo não permite: agir. É preciso colocar em prática tudo o que foi planejado, sabendo que a perfeição é inatingível e que o importante é fazer o melhor que se pode com os recursos que se tem.

“Para alcançar o posto mais próximo da perfeição, é preciso fazer uma única coisa que o perfeccionismo não permite: agir”.

Por fim, é importante lembrar que o medo da exposição é algo natural, mas que não deve impedir que se faça o que é necessário. A busca pela perfeição pode ser desgastante e prejudicar a realização de tarefas, mas agir com determinação e fazer o melhor possível pode levar a resultados satisfatórios. A perfeição pode ser uma ilusão, mas o sucesso pode ser alcançado com esforço e dedicação.

—-

Pedro Paixão é designer, amante de gastronomia e viagens, não necessariamente nessa ordem, e colunista fixo de Retratos e Fatos.


Gostou desse conteúdo? Então clique @retratosefatosoficial e segue a gente no Insta para acompanhar mais conteúdo interessante.

Compartilhe