Quem passa em frente aos prédios do Residencial Ararinha Azul ou trafega pela BA-220 não consegue entender como dezenas de prédios permaneceram inabitáveis durante anos enquanto muitas famílias aguardam para abandonar, de uma vez por todas, o aluguel, e realizar, finalmente, o sonho da casa própria.
Desde 2014 que os prédios estão em construção. Em 2017, segundo apurou o jornalista Josevaldo Campos (site Resenha Local), restavam apenas 13% para a obra ser concluída, quando a empresa responsável declarou falência e o sonho de centenas de famílias foi paralisado.
Nesta terça-feira (14/fevereiro), quando o Governo Federal lançou o novo Minha Casa, Minha Vida, o site Retratos e Fatos entrou em contato com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Euclides da Cunha, Maria Dasdores, que afirmou a pretensão do município e da Caixa em realizar a entrega das unidades habitacionais até o mês de junho. Segundo a secretária, 98% da obra já está concluída, faltando apenas pequenos detalhes.
O Residencial Ararinha Azul possui 152 apartamentos. Ao todo, segundo Dasdores, na época em que foi realizado o cadastro, 700 famílias entraram na lista. O sorteio dos beneficiários será realizado pela Caixa, sendo que 25% das unidades serão destinadas para pessoas com deficiência, 15% para idosos e o restante para as demais famílias, que serão sorteadas seguindo os requisitos nacionais do banco.
O novo Minha Casa, Minha Vida foi retomado oficialmente nesta terça-feira (14/fevereiro) pelo presidente Lula, que assinou em Santo Amaro, na Bahia, uma Medida Provisória que moderniza o programa habitacional e enfatiza a prioridade ao atendimento da Faixa 1, voltada a pessoas de baixa renda. A intenção do Governo Federal é contratar 2 milhões de obras até 2026.
Gostou desse conteúdo? Então clique @retratosefatosoficial e siga Retratos e Fatos no Insta para acompanhar mais conteúdo interessante.