V Corrida Outubro Rosa – Quem corre são elas! Uma mensagem de incentivo e superação

Evento trouxe depoimentos emocionantes, história de mulheres que passaram pela dolorosa experiência do diagnóstico do câncer, mas não se entregaram, foram à luta e hoje podem celebrar a vida de maneira especial.
“É legal, muito bem organizado, gostei muito e pretendo vir o ano que vem". Foto: Ivan Carlos SC

Sair da zona de conforto, abandonar o sedentarismo e pôr o corpo para andar ou correr nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso coragem, e, às vezes, muita atitude. E coragem e atitude foram duas coisas que a gente viu, de sobra, em quem levantou bem cedinho no domingo (23/outubro) para participar da V Corrida Outubro Rosa – Quem corre são elas!

400 pessoas envolvidas e dispostas a caminhar, correr e, acima de tudo, passar o recado e ajudar a fortalecer a luta contra o câncer de mama. Foto: Josevaldo Campos/RF

Foram 400 pessoas envolvidas. Destas, 340 pagaram para caminhar, correr e, acima de tudo, passar o recado e ajudar a fortalecer a luta contra o câncer de mama. “É legal, muito bem organizado, gostei muito e pretendo vir o ano que vem, com fé em Deus. É uma iniciativa muito bonita e deveria ser copiada por mais pessoas”, afirma Paulino Santos, que não só participou caminhando e correndo, como também foi colaborador do evento.

Paulino com esposa e amiga. “É uma iniciativa muito bonita e deveria ser copiada por mais pessoas”. Foto: Josevaldo Campos/RF

Para além da atividade física, interação, sorteio de brindes, café da manhã, brincadeiras e muita diversão, o evento trouxe depoimentos emocionantes, história de mulheres que passaram pela dolorosa experiência do diagnóstico do câncer, mas não se entregaram, foram à luta e hoje podem celebrar a vida de maneira especial.

5ª edição cresceu em número de participantes e em engajamento das pessoas. Foto: Ivan Carlos SC

E esse incentivo e quebra de paradigmas é justamente o que a corrida pretende todos os anos. Claudia Azevedo, uma das organizadoras, explica pra gente. “O objetivo maior dessa corrida é alertar a mulher contra o câncer de mama, que é o que mais mata a mulherada hoje, por um descuido. A mulher tem que aprender a se tocar, e essa corrida a gente faz é na intenção mesmo de alertar. Não tem que ter vergonha de se tocar. A partir do momento que a gente se ama, a gente se toca”.

Esq pra dir: Edlaine, Claudia e Débora, as três mulheres organizadoras da Corrida Outubro Rosa. Foto: Josevaldo Campos/RF

Sueli de Andrade é uma dessas histórias. Ela fazia o exame anualmente, e quando se descuidou por um único ano, teve uma surpresa desagradável. “Eu faço desde os meus 40 anos. Eu passei um ano sem fazer, e tava lá. Mas ainda deu tempo, foi no início”, relata.

E as palavras de quem sentiu na pele, literalmente, a consequência do descuido, são de incentivo e quase apelo às mulheres. “Não deixe de fazer, dê prioridade a isso, porque se descobrir a tempo, o dano é bem menor”, diz Sueli.

Superação: “Não deixe de fazer, dê prioridade”. Sueli realizava o exame todos os anos e, após um descuido, descobriu que estava com câncer. Foto: Josevaldo Campos/RF

A Corrida Outubro Rosa cresce a cada ano, não só em número de participantes, mas no engajamento das pessoas. Isso porque a causa é nobre e tudo é tratado com muita seriedade. “É um evento que a gente se apaixona mais a cada ano, e nossa avaliação é que foi cem por cento sucesso. Eu agradeço a todos pelo apoio de sempre porque sem eles não faríamos nada”, diz Débora Brito, organizadora.

Além da caminhada/corrida e do café da manhã, evento teve dança, sorteios, brincadeiras e muita diversão. Foto: Josevaldo Campos/RF

A “soteroeuclidense” Mara da Paz participou pela primeira vez e super aprovou. “Eu tinha muito desejo. Estou muito feliz de participar dessa grande festa. Eu quero que não se acabe nunca, que permaneça”. Nós perguntamos a ela se fez o percurso de 05 quilômetros andando ou correndo, e a resposta dela foi uma graça. “Eu vim andando rápido”. Palmas pra ela!

“Estou muito feliz de participar dessa grande festa”. Mara da Paz, de Salvador. Foto: Josevaldo Campos

Edlaine Carvalho, também da organização (são três mulheres, que show!), já deixou o convite para o próximo ano. “As mulheres, homens, compareceram em peso. Eu estou extremamente emocionada com toda a repercussão positiva que está tendo esse evento. Quem não pôde vir esse ano, que venha no ano que vem”.

Pra todas as idades: corrida contou com a presença de várias crianças e adolescentes. Foto: Ivan Carlos SC


Gostou desse conteúdo?
 Então, aqui vai uma dica: segue @retratosefatosoficial lá no Insta. É rapidinho e é grátis.

 

Compartilhe