O bode assado com farofa molhada, prato típico mais popular de Tucano, e mais saboroso, diga-se de passagem, passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Tucano.
O prato é mais encontrado e consumido por moradores e turistas no distrito turístico do Jorrinho, mas fácil de ser encontrado nos bares e restaurantes em todo o município, incluindo Caldas do Jorro. Visitar o município e não provar da iguaria é o mesmo que cometer uma gafe.
O bode assado com farofa molhada ganhou o título através de Lei Municipal nº 481, sancionada pelo prefeito Ricardo Maia (PSD). Segundo ele, a sanção da lei é um importante passo para a valorização da história da cidade. “Nossa gastronomia, nossas riquezas naturais, festas tradicionais, dentre outros bens culturais, quando amparados legalmente, de certa forma, incentivam ainda mais o comércio e o turismo. Portanto, estamos dando mais um importante passo para a valorização cultural do nosso município”, afirmou o gestor.
Preparado com farinha de mandioca, cebola, tomate e pimentão, o bode seco frito é servido com a tradicional farofa molhada e combina com todos os demais acompanhamentos. Só o que não combina é deixar de experimentar! A ideia do projeto de lei foi do vereador e presidente da Câmara Municipal de Tucano, Jorge Seixas (PSD), que justificou que o prato tradicional é muito importante na gastronomia local.