A educação financeira é um conhecimento que permite o desenvolvimento de comportamentos que podem ajudar qualquer pessoa a ter mais previsibilidade no presente e, ainda, fazer a diferença no futuro.
Embora este seja um conceito um pouco desconhecido da grande maioria da população, ele envolve práticas como autocontrole emocional, disciplina, organização, planejamento e inteligência.
Não se trata apenas de economizar dinheiro. Mas sim, de ser capaz de tomar decisões estratégicas sobre o uso de seus próprios recursos. A educação financeira é a base para que as pessoas encontrem formas adequadas de acumular riquezas para realizar sonhos.
Mas, por onde começar? Será que qualquer pessoa, em qualquer patamar de renda, pode se beneficiar com a educação financeira?
A Carla Ferreira, contadora e educadora financeira daqui de Euclides da Cunha vem realizando este trabalho na cidade há um tempo, porque a mesma quis ir por um outro viés dentro da sua profissão, que é gerar possibilidades de crescimento para os seus clientes e não tributos! “Economizar não é ter educação financeira, saber investir sim.” Afirma Carla.
Carla descobriu essa nova profissão dentro do período da pandemia de covid-19, onde as pessoas perceberam que em um momento de crise não tinham recursos suficientes para se manterem e muito menos para realizar novos investimentos, compreendendo que o melhor caminho seria se reeducar financeiramente. A contadora faz parte de um grupo de profissionais que se tornaram necessários durante a pandemia e agora, no pós pandemia, sendo um exemplo de que dá para se criar oportunidades em momentos de crise.