O município de Euclides da Cunha confirmou nesta quinta-feira (18/11) o primeiro caso da variante Delta da covid-19. Segundo nota divulgada pela prefeitura, trata-se de um adolescente que apresentou sintomas leves, já está curado e sem sequelas. A nota diz, ainda, que o menor possui histórico de viagem para outra cidade cerca de 10 dias antes do início dos sintomas.
A amostra foi analisada no dia 20 de setembro, mas somente nesta quarta-feira (17/11) o município foi informado pela 12ª Base Regional de Saúde/Governo do Estado. “É um fato que nos preocupa, por isso continuamos a afirmar que as pessoas não devem achar que não temos mais o vírus da Covid-19 circulando. Ainda temos que continuar a usar máscaras e devemos nos vacinar, tanto com a primeira quanto com a segunda dose”, afirma Tereza Paim, secretária da Saúde do Estado.
A confirmação do caso da variante Delta com um euclidense é resultado de exames que estão sendo realizados com amostras aleatórias em diversos municípios da Bahia. Segundo a diretora geral do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), Arabela Leal, isso tem feito com que o número de casos aumente. Até o sábado (13/11), a Bahia contabilizava 326 casos da variante, sendo que três pessoas já morreram.
O que se sabe sobre a Variante Delta, segundo a Fiocruz
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada de variante indiana), já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
Sua rápida disseminação em tempos de flexibilização das medidas de isolamento social em muitos países e no Brasil, chama a atenção dos cientistas em um momento em que os avanços para controlar a pandemia começavam a se observar a partir dos aumentos nas percentagens de cidadãos vacinados.